domingo, 9 de fevereiro de 2014

Isto é SEO?

O termo SEO é a sigla para Search Engine Optimization.
Basicamente o SEO assegura que um website é encontrado através dos motores de pesquisa.
Sendo que os social media são hoje determinantes na estratégia de comunicação de uma empresa, o SEO management é uma actividade primordial.
Toda a gente percebe que aparecer nos resultados de pesquisas é importante. Todos intuímos que é fundamental que para que tal aconteça se desenvolvam conteúdos e links com qualidade. Sabemos também que entre milhares de páginas, palavras-chave, etiquetas ou tags... a atracção de público para a nossa página é uma tarefa hercúlea.
Assim surgem os especialistas.
Um SEO manager assegura tráfego com o objectivo fundamental de que esse fluxo promova o site para os rankings que os motores de busca utilizam para elencar as páginas que surgem quando fazemos uma pesquisa.
Teoricamente, a optimização dos resultados de pesquisa depende de 3 variáveis fundamentais:

1. Criar conteúdo que use as palavras e as frases que o potencial consumidor utiliza quando procura informação sobre determinada empresa, produto ou marca.
2. Criar links para a página da empresa, produto ou marca.
3. Alimentar esta dinâmica.

Dado que as pesquisas on-line são hoje um fenómeno massificado a tarefa que em teoria é simples, na prática apresenta um elevado grau de complexidade. Encontrar as tais chaves de pesquisa não é produto da intuição, de predição ou de inspiração divina. Existem bases de dados que permitem ao SEO saber o que procuram as pessoas. Estas informações permitem identificar Common Search Terms que é tarefa do SEO utilizar de forma a gerar mais tráfego para o seu website
A utilização de CST não garante contudo que o acesso à página se fará de forma automática e espontânea. Se os tais termos forem recorrentemente utilizados por sites com grande força e presença no universo virtual, dificilmente a utilização desses termos permitirá que uma página recém-criada ou mais fraca - leia-se, com pouco tráfego - seja catapultada para os rankings de forma a aparecer entre as páginas que lideram os search results
Acresce ainda que o Google, por exemplo, ignora as meta keywords tags, isto é, as etiquetas com mais ampla difusão como filtro para identificar os top sites.
Perante este cenário não se espera do SEO um trabalho de copywriting criativo mas sim a habilidade para desenvolver um conteúdo com sentido, capaz de interessar o público-alvo, utilizando as palavras chave identificadas como bons pontos de ancoragem. O motor de pesquisa mais utilizado no mundo identifica as páginas que mais se relacionam com determinado tópico considerando factores como a antiguidade do site, o número de páginas e também a quantidade de links que remetem para essas páginas.
Os links no universo da comunicação profissional on line funcionam como likes logo se muitos links remetem para a mesma página a fiabilidade da mesma torna-se mais credível.
Em síntese, os conteúdos devem incluir as palavras que as pessoas consideram importantes, os links confirmam aos motores de busca que aquele site é importante.





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