Esta manhã ouvi na rádio que hoje era o dia mais triste do
ano. Nada como notícias destas para nos animar no caminho para o
trabalho!
Aparentemente a determinação de que a terceira segunda-feira
de Janeiro é o dia mais infeliz do ano obedece a fórmula científica.
Sucede porém que, neste caso, a conclusão melancólica não é
mais do que uma golpada de marketing patrocinada por uma agência de viagens,
que em 2005 pagou a um psicólogo para corroborar, através de uma série de
teorias com probabilidade matemática, a existência de uma blue
monday, o dia ideal para marcar uma viagem.
Há estratégias publicitárias mais simples, que provavelmente
são até mais eficazes!
O mesmo psicólogo, um verdadeiro relações públicas, ao que
tudo indica foi também contratado pela marca de gelados Walls
(homóloga da Olá) para identificar, com recurso a idêntico raciocínio exato, o
dia mais feliz do ano. Este ocorrerá a 21 de Junho, caso queiram tomar nota.
As variáveis que o dito charlatão com PhD (Cliff Arnall da Universidade de Cardiff, para que conste) avançou para a
fórmula da infelicidade são:
Clima
(por acaso, apesar do frio, hoje esteve um Sol maravilhoso);
Dívidas
(são uma constante da vida, tão concreta e definida como outra coisa qualquer);
Nostalgia
do Natal
(pode ser, mas há quem já sonhe com Carnaval, com a Páscoa, com
o Verão...
o ano faz-se em ciclos e depois de umas décadas de tarimba ficamos
acostumados);
Depressão
pós-resoluções de Ano Novo
(que invariavelmente se não cumprem, como a
promessa de deixar de fumar ou a tal dieta que em duas semanas nos faria
emagrecer 7 quilos!)
O
dia mais triste do ano é um mito que não tem tido grande aproveitamento por
parte das empresas, como sucede com outros eventos criados a partir de outras
fábulas, como a Black Friday.
Não
é preciso ser psicólogo, cientista ou meteorologista para inferir que o clima
afecta o nosso estado de espírito e que o Inverno é mais propenso a estados
depressivos pela ausência de luz solar.
A
poética expressão anglo saxónica feeling blue tem um equivalente
académico cujo acrónimo é S.A.D. (Seasonal Affective Disorder), uma espécie de
depressão cíclica provocada pelo deficit de melatonina.
Para
além dos químicos com que se tratam este tipo de patologias parece que os
hidratos de carbono são o equivalente a uma dose generosa de raios de Sol,
principalmente os hidratos complexos como os dos doces!
A blue monday decretada para hoje não deve
servir de desculpa para ficar na cama com medo que o céu nos caía em cima mas
antes ser usada como argumento incontestável para comer uns quadradinhos de
chocolate....
Os markeeters da Mars e da Nestlé devem estar atentos a estes impulsos únicos para o consumo...
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